27 de junho de 2009

Children's Literature, de Seth Lerer, e A Infância é um território desconhecido, de Helena Vasconcelos. No Cadeirão Voltaire.

Por vezes, jamais por acaso, mas por contínuo crescimento ou obrigação intelectual, o estudo do campo da banda desenhada e da ilustração leva-nos a leituras académicas ou de divulgação mais ou menos felizes. E se na maioria das vezes nos ficamos pelo sublinhar, o apontamento e a preparação das sebentas, outras tantas leva-nos a uma reflexão um grau mais cuidada.
Na continuação das minhas "notas à margem mais ou menos organizadas" (que deveria ter sido o subtítulo do lerbd), escrevi uma resenha crítica a duas publicações ligeiramente análogas nos seus objectos gerais. O primeiro é um título norte-americano, académico, Children's Literature: A Reader's History from Aesop to Harry Potter, de Seth Lerer, e o segundo uma obra portuguesa, de notas de leitura em torno de livros sobre o conceito da infância, da bibliófila Helena Vasconcelos, A Infância é um território desconhecido.
No entanto, para o lerem, deverão dirigir-se ao blog da Sara Figueiredo Costa, Cadeirão Voltaire, assento o qual teve portas abertas a este texto, e no qual se está muito confortável entre tantos livros e bibliotecas. Os meus agradecimentos à Sara, por tudo, que é tanto.
Ligação directa ao artigo, aqui.

Sem comentários: