22 de novembro de 2007

Prémio Literário Cidade da Figueira da Foz 2007.


É raro que utilize este blog como plataforma de divulgação e notícias, uma vez que existem outros canais bem mais atentos, profícuos e competentes que este para o fazer, em torno da banda desenhada, ilustração e territórios aparentados. No entanto, reservo-me ao direito de o fazer perante eventos que terão, à partida, uma menor capacidade de chegar rapidamente onde de direito. Assim, anuncio-vos que o Prémio Literário Cidade da Figueira da Foz deste ano está aberto em exclusivo a projectos de banda desenhada. Poderão encontrar o regulamento no site da Câmara Municipal da Figueira da Foz (www.figueiradigital.com), ou pedir-mo por email. Escuso-me de explicar os pormenores, estando eles explícitos nesse regulamento, mas parece-me uma boa oportunidade de tentar a sorte e, quem sabe, desenvolver-se um trabalho com alguma visibilidade.
Como depreenderão pela imagem, há um tema obrigatório: trata-se da resistência na Figueira ao exército de Junot, aquando da Invasões Francesas - daí que o Forte de Santa Catarina surja na imagem, sendo esse o palco da "reviravolta" do poder francês... e que depois serviria de palco à entrada dos "aliados" ingleses (e a "Invasão Inglesa", menos consensual historicamente mas não menos real, diga-se de passagem).
A Câmara disponibilizará documentação que poderão encaminhar os autores interessados em dar início à investigação que levará, por sua vez, à apresentação de um projecto consolidado, mas não me parece que exista uma obrigatoriedade em criar um livro "escolar", havendo toda a liberdade para, a partir destes dados concretos e históricos, se desenvolver o maior grau de criatividade possível.
O Júri será composto por três pessoas, e mais uma pessoa representando o Pelouro da Cultura camarário. Esse Júri contará com um especialista em História Militar, um representante da Bedeteca de Lisboa e este vosso criado. Pugnarei, por meu lado, a que a obra escolhida seja a que se apresente como o projecto mais consolidado e dado à prossecução do que prometer nesse primeiro passo... Bom trabalho a todos!

2 comentários:

Geraldes Lino disse...

Útil trabalho de divulgação duma iniciativa que, sem este "post" no seu blogue, estaria muito pouco visível.
Saudações bedéfilas.
GL

Pedro Moura disse...

Caro Lino,
Peço-lhe, por favor, que o divulgue igualmente no seu blog, assim como estendo esse convite a todos os que o poderem fazer e estiverem interessados. Quantos mais concorrentes houver, mais apetecível fica a concorrência. E tendo em conta o prémio, não é mau!
Obrigado e abraços,
Pedro Moura