15 de junho de 2007

Uma comunidade de leitores para o VERBD.


Presumo que parte dos leitores deste blog estejam ao corrente de um outro meu projecto, a saber, o de uma série documental para a RTP2 sobre a banda desenhada contemporânea portuguesa. Se bem que esteja a versar de um modo geral sobre a "cena", é focalizado através das opiniões de vários intervenientes - críticos, investigadores, jornalistas, historiadores, editores e, acima de tudo, autores. Houve forçosamente um afunilamento dos autores, tendo-se feito uma selecção de onze autores, que nada teve de exclusivista ou de negativo em relação aos que não aparecem, pois ficaram "de fora" muitos dos meus autores pessoalmente favoritos... A razão prende-se em tentar dar, dentro da medida do possível, pois isto é para uma linguagem televisiva, um panorama actual, informado e equilibrado sobre a qualidade da banda desenhada portuguesa deste momento, que em nada nos envergonha se comparada com outros países.
A tempo útil, colocarei disponível publicamente um outro blog que dará conta de toda uma panóplia de informações, e abrir um espaço de discussão também, sobre este documentário. Nele, responderei a todas as questões que possam surgir. Gostaria, todavia, neste preciso momento, de interromper a regular leitura dos posts sobre outros livros e leituras para vos pedir ajuda e convidar a participar no documentário de uma forma concreta, simples, mas que penso poder dar uma imagem real da existência de uma comunidade de leitores (diversos e diversificados) de banda desenhada.
No último episódio, haverá um pequeno momento em que se incidirá sobre o facto de a banda desenhada, ao contrário da mais divulgada das percepções sociais, ser um campo diversificado quer na oferta quer na procura. Isso significa que há todo um mundo de leitores diferenciados. Nesse segmento, quer o realizador, Paulo Seabra, quer eu, pretendemos mostrar fotografias de pessoas a lerem livros de banda desenhada. Serão imagens necessariamente rápidas, substituídas rapidamente pela seguinte, mas que criarão a imagem geral dessa comunidade a que me referi.
Por isso, escolham o vosso livro (ou outro suporte, se possível) de banda desenhada preferido, o que mais vos marcou, o que mais vos obriga à releitura, o que já perdeu a capa por ter sido manuseado demasiado, etc. e fotografem-se (ou aos amigos e familiares, segundo a mesma ideia) a lê-los. Depois, enviem para pedrovmoura@gmail.com.
Nada de poses heróicas, cosplay ou (a)variações. É o acto de leitura que importa. Como se terão dado conta, a ideia é influenciada pela série de fotografias de André Kertész, On Reading, na qual surge apenas uma imagem de um leitor de banda desenhada, inevitavelmente de uma criança a ler pilhas de Sunday pages. Interessa-nos ter fotografias de pessoas de todas as idades, estatutos sociais e intelectuais, inclinações políticas, cores e paladares, desde que tenham na mão um objecto que flutue no interior dessa nebulosa a que damos o nome de "banda desenhada".
Obviamente, reservamo-nos ao direito de fazer uma triagem das imagens enviadas - pela sua qualidade, pertinência, etc.
Ficam os agradecimentos e um abraço comunitário.

2 comentários:

Groucho disse...

Parabéns por este projecto. Sugiro se é que não viste ainda:

"The Secret of Drawing

This four part series, presented by Andrew Graham-Dixon, explores how drawing has shaped our lives. Join him to discover the history of drawing and its relevance to the modern world.

Episode 1: The Line of Enquiry

Episode 2: Storylines

Episode 3: All in the Mind

Episode 4: Drawing by Design"

O episódio 2 tem uma parte sobre o Dan Clowes.

Pedro Moura disse...

Obrigado pela sugestão. Não vi esta série, o que é natural por ela ter estreado há pouco e eu não ter acesso a canais de televisão estrangeiros. Asseguro-te que antes de termos dado início ao projecto (estamos no final), que se esteve a ver, estudar e pensar sobre outros tantos documentários e séries de televisão, sobretudo as que versavam a banda desenhada.